Pilates

O Unique possui uma sala de Pilates completa, com equipamentos modernos e profissionais formados pelos melhores centros de treinamento do Brasil. Estamos localizados numa região privilegiada do Alto da XV e oferecemos estacionamento para sua maior comodidade.

No Unique Centro de Wellness as aulas de Pilates são realizadas em sala climatizada para turmas de até 3 alunos.

pilatesh2

O método Pilates foi desenvolvido no inicio da década de 20. Seu criador desenvolveu um sistema integrado e abrangente de exercícios que ele mesmo chamou de “contrologia”. Para Joseph H. Pilates a contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Sabe-se que os benefícios do Pilates são muitos, entre eles destacamos o fortalecimento muscular (principalmente os músculos que envolvem o “Powerhouse” constituído pelos músculos do assoalho pélvico, região abdominal e lombar), correção postural e alinhamento, estabilidade corporal, entre outros. Para a excelência no desenvolvimento do seu método o praticante deve obedecer seis princípios: concentração, controle, precisão, centralização de força, fluidez e respiração.

Muitas formas de esportes e exercícios concentram-se nos músculos maiores e mais fortes e, enquanto estes se tornarem ainda mais firmes e volumosos, os músculos menores e mais “fracos” são fortalecidos, enquanto os músculos maiores aumentam seu tônus, favorecendo maior mobilidade às articulações, criando um corpo equilibrado, flexível e integrado. Localizar esses pequenos músculos e aprender como exercitá-los, exige um bom grau de concentração e precisão – e por essa razão a técnica Pilates é comumente chamada de “exercício pensante” (DAVIES; GIBSON; TESTER, 1979).

Joseph Pilates criou mais de 500 exercícios diferenciados que em comum fortalecem e alongam toda musculatura do corpo, melhoram a flexibilidade e a coordenação e proporcionam relaxamento, muita conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e os cuidados com a correção da postura (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).

pilates-gestante3

Devido às inúmeras características da atividade, o Pilates é uma excelente opção para gestantes que procuram praticar uma atividade física. Pilates para gestante trabalha numa faixa de frequência cardíaca segura, além de fortalecer e alongar músculos de grande importância para esta fase tão especial.

A princípio pode parecer que pouca coisa está acontecendo, principalmente se a pessoa estiver acostumada a aulas de aeróbica ou musculação, nas quais são utilizadas grandes cargas. Entretanto, para ser capaz de usar corretamente seu corpo, o indivíduo precisa ter consciência dele como uma entidade integrada. Através do Pilates o aluno finalmente vai conhecer e aprender a usar corretamente o próprio corpo. À medida que descobre como usá-lo corretamente, sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, suas articulações tornam-se mais flexíveis e a forma de seu corpo torna-se mais equilibrada, ereta e alongada (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).

voltar